terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Acampando com bebê 2

Bom, este post, é para aquelas pessas que têm filhos, e que desejam sair para relaxar um pouco, em uma diversão não tão comum: ACAMPAR. 
Considerando que hoje em dia, nossos filhos estão crescendo na geração Y, poucos são os que terão uma infância como nós pais tivemos. E eu particularmente, quero que minha filha tenha pelo menos um pouquinho do que eu tive, do ar livre, natureza, e brinquedos e atividades que realmente estimulam a criatidade. Sei que quando a Rebeca estiver na idade de correr, não poderá andar de bicicleta na rua como eu andava, subir em árvores frutíferas como eu subia, enfim uma infinidade de coisas, que hoje já está bem perigoso de se fazer. 

Um acampamento, traz muitos benefícios, há espaço para as crianças brincarem, interagirem com a natureza, apenderem e terem um momento de sossego longe da cidade. Mas também deve-se ter muitos cuidados ao sair para acampar e  fazer um planejamento com um tempo antes, para certificar-se de que não estão esquecendo de nada. E devo lembrar que, sair para essa atividade com criança requer MUITA paciência. Então seguem as dicas :

1- Escolher, conhecer e reservar o camping: Procure escolher lugares com bastante estrutura de lazer como piscinas, parquinhos, passeios, cavalo, jipe, monitores e etc. Lembre-se, criança entediada transforma seu dia num inferno.Pesquise prós e contras do camping, não confie somente na palavra dos campings, e não se iluda com as lindas paisagens do local, pois as vezes é tudo lindo, mas aí quando for noite e forem querer descansar chega uns 20 carros com os porta-malas abertos tocando aquele som a noite inteira, ou seja já era. Então informe-se sobre a política de sons no local. 

2- Previsão do tempo: Acompanhe até o último momento a previsão do tempo, e tenha um plano B, ouseja, se algum dia do acampamento for chover, vc já deve estar ciente se o local possuí acomodação/chalés para se acomodarem, pois passar um dia de chuva dentreo de uma barraca é tarefa para profissionais rsrsrs. Leve uns livros e lanterna na mala, se chover, vcs podem brincar na acomodação de escolinha, ou coisas do tipo.

3-Preparativos: Se seus filhos já são grandinhos , tipo 4 anos pra cima, deixe-os ajudar a preparar a mala, deixe que ele dê palmite no cardápio, mostre fotos do local e sonhe todos juntos, dizendo que vão fazer isso,aquilo e isso.
Mas se são mais pequeninos, o ideal é você fazer, checar e rechecar as malas, certifique que pegou fraldas suficientes, roupas de frio e de verão, toalhas, sapatos preferencialmente que fiquem presos no pé (tênis). Lembre-se de pegar o trocador e se necessário banheira. 
Armazene seus alimentos corretamente, frutas, leve maduras e mais ou menos maduras, pois se levar todas já no ponto irão estragar.
COLOQUE PAPEL HIGIENICO E LENÇO UMEDECIDO NAS MALAS! 

4- Barraca:  A barraca deve ser resistente e ter telas mosquiteiras, que devem permanecer sempre fechadas. Hoje todas as barracas oferecem portas duplas, uma de tecido e uma de tela, assim pode-se deixar a de tecido aberta e a de tela fechada para arejar. A tela é fundamental para protegê-las de insetos.

5-Chegada no camping: Ao chegar distribua funções e tarefas conforme a idade e capacidades, assim todos ajudam e não ficam nervosos de ansiedade, crianças pequenas não aguentam esperar a hora de poder entrar na barraca, por isso assim que estiver montada determine logo o local de cada um e deixe que elas organizem seu espaço. Sempre monte primeiro tudo o que for referente às crianças como o quarto, o colchão e etc. 

6- Proteção: Importantissímo, nunca se esqueça de levar protetor solar e repelente, de acordo com a idade de seu filho, há protetores para crianças a partir de 6 meses, mas até mesmo esses devem ser usados com precaução, têm protetores solares que por serem oleosos podem acabar queimando a pele. 

7- Alimentação: A alimentação é outra questão crítica, criança quando esta empolgada na brincadeira esquece que tem que comer, tomar banho, dormir, etc., e quando a fome vem elas querem tudo pra ontem e ficam muito irritadas. Por isso se você optar por cozinhar no camping tenha os cardápios programados desde o café até o jantar. Quando estiver elaborando seu cardápio pense em opções de preparo rápido para esses momentos de fome extrema - exemplo, depois de passar o dia todo na piscina -, senão até você preparar uma refeição mais elaborada as crianças vão te deixar louco e você vai encher elas de bolacha e salgadinhos, aí já era a boa alimentação. Frutas são excelentes opções para lanchinhos da tarde e no verão evite comidas pesadas como frituras, feijoadas, etc

8- Prevenção: Um item fundamental é uma boa caixinha de primeiros socorros, principalmente se o camping em que você for estiver longe de hospitais, farmácias e postinhos de saúde. Leve todos os remédios de uso habitual recomendado pelo seu pediatra e pesquise antes de sair o hospital mais próximo para emergências.
 Os bebês exigem cuidados maiores, mas não deixe de acampar por isso pois o mercado oferece uma variedade de equipamentos para fazer dessa experiência um momento muito agradável. Evite deixar o bebê em contato com plantas. Crianças pequenas tendem a colocar tudo o que encontram na boca e muitas plantas podem ser venenosas. Se isso acontecer a primeira ação é provocar vômito, colocando o dedo na garganta da criança, e levá-la ao hospital.
  Atenção: Nunca deixe uma criança dormindo dentro da barraca, se ela estiver montada sob o sol. O calor gerado dentro de uma barraca exposta ao sol é igual ao de um carro. Isso pode desidratar e até levar a morte. Em dias quentes, coloque os colchões pra fora sob a sombra de uma árvore e deixe que as crianças durmam lá. Mesmo barracas que estejam montadas na sombra devem ser ventiladas nos dias quentes, deixando as portas e janelas abertas.


Basicamente , são essas as dicas, todas importantissímas para um bom acampamento! Então bom passeio :).

Beijos


1 comentários:

  1. Muito útil suas dicas, realmente dá um trabalhão, mas é uma delícia, vou tentear daqui 2 meses!

    Adorei seu blog!

    Aninha

    ResponderExcluir

Olá,Seu comentário será muito bem vindo!!!