segunda-feira, 16 de abril de 2012

Cuidados com o bebê no inverno


O inverno é uma estação do ano que traz riscos à saúde das crianças. Além da gripe e eventuais inflamações na garganta, os bebês podem sofrer de hipotermia. Quando colocados num quarto frio, seja por causa do inverno, seja pelo ar condicionado, o bebê pode estar sujeito à hipotermia. É um problema bastante grave, em que a temperatura do corpo desce abaixo do nível normal.



Identificar os sinais da hipotermia às vezes é uma tarefa difícil, pois os seus sintomas nem sempre são encarados como um real problema. Os sinais são os seguintes:


•Extremidades frias
•Brilho vermelho no rosto do bebê, que geralmente é confundido com sinal de boa saúde
•Apatia
•Recusar comida
•Calafrios
•Crianças alérgicas são sujeitas à hipotermia, sobretudo na primeira hora de sono


O que provoca a hipotermia:
A hipotermia começa quando a temperatura do corpo cai do nível normal, que são 37°C, para abaixo de 35°C. Geralmente, a causa de hipotermia entre os bebês é a baixa temperatura do quarto durante a noite. Os bebês prematuros e os que estão com alguma doença são mais suscetíveis a sofrerem com este "mal do frio".

O que fazer:
Caso seu filho apresente esses sinais, procure sentir a temperatura de sua pele. Se realmente ele estiver com hipotermia, a pele estará mais fria do que o normal. É necessário agir imediatamente para que o estado da criança não piore.
•Envolva o bebê num cobertor ou manta, de modo que sua cabeça permaneça descoberta.
•Banho quente.
•Aqueça o quarto, fechando portas e janelas. Caso não seja possível, leve-o para um cômodo mais quente.
•Uma ou mais colheres de chá, com bebidas quentes e doces.
•Não massageie os membros da criança, pois servirá para deslocar sangue dos órgãos vitais.
•Fricções com álcool canforado.
Em determinados casos, a hipotermia pode levar à morte. Portanto, é aconselhável chamar uma ambulância ou levar a criança para o hospital mais próximo.


Evite problemas no neste inverno!


Na hora do banho, procure sempre levar para o banheiro tudo que você vai precisar usar. Shampoo, condicionador, sabonete, óleo ou loção hidratante e toalha com capuz. Caso seu banheiro não tenha um espaço para fazer a troca de fralda, deixe tudo preparado também no quarto. Quanto menos tempo o bebê passar descoberto, menores as chances de resfriados, dores de ouvido e outras doenças respiratórias. Além disso, deixe sempre as portas fechadas, para evitar que correntes de ar.


Mesmo no inverno, a temperatura ideal para o banho do bebê é de 36º C. Se a água estiver quente demais, pode acabar causando queimaduras, ressecamentos e escamosidades na pele.

Na hora de colocar a roupinha, escolha peças que deem para formar camadas, assim, você pode ir regulando a quantidade de peças de acordo com a temperatura. Body, calça com pezinho, meias, um casaquinho e, dependendo da temperatura, luvinhas. O frio do bebê é bem parecido com o nosso, então, basta ter atenção para as mudanças de temperatura. O excesso de roupas pode acabar causando um superaquecimento no pequeno


 

 

Beijinhos

Gabby *-*

 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: http://www.alobebe.com.br/site/revista/reportagem.asp?Texto=278

2 comentários:

  1. Realmente, no frio dá uma dó dos pequenininhos...Se até a gente sofre no inverno, imagina eles...! A minha nasceu no fim do verão, mas eu já ficava super preocupada dela pegar uma friagem..!

    Seu blog é muito legal! Parabéns pelas dicas, os textos, e principalmente por sua determinação e alegria em ser uma jovem mãe!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Camila, Obrigada pela sua paricipação em nosso Blog.
    Pois é a minha vai nascer em agosto, estou super preocupada rsrs da uma dó ver os bbs com o narizinho tampado ou com tosse, Deus que proteja minha bb e me de sabedoria para cuidar dela direitinho!

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Olá,Seu comentário será muito bem vindo!!!