quarta-feira, 10 de abril de 2013

O benefício e o malefício de mandar pra creche

Bem, enviar ou não o filho pra creche, é sempre uma dúvida. Para isso os pais devem conversar, analisar muito bem as opções das creches, conhecer a creche de perto, e acima de tudo,pensar nos prós e contras.
Hoje quero compartilhar com vocês  uma das partes boas e uma das partes ruins de enviar a Rebeca para a creche.
Vamos começar pela ruim: Imunidade baixa, pois é, quando Rebeca começou frequentar a creche, tinha apenas 6 meses, mas foi tudo muito fácil na adaptação, tirando o fato de que ela não bebia nada além de suco na mamadeira. Então, todo mundo sabe que os bebês ainda têm o organismo fraco ainda, e esta é a parte ruim, por exemplo, Rebeca já ficou resfriada 2 vezes, foi resfriado fraco, mas mesmo assim dá uma dózinha... Mas sei que é o organismo dela reagindo e vai ficar cada vez mais forte.  Então é isso, a parte ruim é que seu bebê muito provavelmente irá ter um resfriado, uma diarréia, uma virose,enfim alguma reação ele vai ter.
Agora a parte boa: Gasto de energia e socialização, pois é quando Rebeca vai para a creche, ela dorme mais cedo, tipo 22h horas ela já ta com sono, sendo que nos dias que não vai, dorme lá pelas 23, 23:30h. Daí só acorda 6:30 pra mamar e já arrumo ela pra ir pra escolinha. Uma vez ou outra ela acorda de madrugada pra mamar. Ela se socializa super fácil, raramente ela estranha alguém, e quando está com crianças maiorzinhas lá na igreja, fica quietinha e rindo!

Mas tendo a parte boa, gera uma parte ruim kkk porque quando ela não vai pra creche, ela fica super irritada, chata, querendo atenção e alguém pra brincar com ela... Sendo que quando levo ela na escola e entro na classe ela já vai me empurrando pra eu por ela no chão logo, e nem liga quando eu saio...

Assim, não me arrependo de ter colocado ela na creche. Afinal cada pai sabe o que é melhor né, pra mim ela indo me ajuda muito, pq de manhã eu arrumo e limpo a casa, quando é 11h eu pego ela na creche, qnd chego lá ela é a única q está acordada, pois esta hora é a hora do sono rsrs, só q eu vou busca-la dai ela nem dorme, quando chega em casa q ela dorme, até 13:00h e ai que acorda  novamente...
Graças a Deus até hoje não teve nenhum acidente, ou caso sério com crianças lá na creche, e oro todos os dias pra que Deus proteja as crianças e instruam as funcionárias a tratarem as crianças como se fossem filhos delas e por enquanto elas estão de parabéns.
Agora já morro de saudades dela ficando só 3,5 h longe de mim, acho que não aguentaria ficar o dia inteiro longe dela!


12 comentários:

  1. Lucas tb fica bastante gripado depois que começou na escola.Mas o beneficio é maior!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabriela gosto muito do seu blog...
    Gostei do muito do post eu e meu esposo conversamos em coloca o Samuel de 7 e meio na creche para eu voltar a trabalhar, o meu coração esta na mão toda noite choro pensando...
    Muito legal vc colocar ela só meio período...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catarina, Bem ele já vai ser grandinho, alguns nem ligam, rsrs mas se vc tiver como ficar com ele mais um pouco aproveite, por mim eu teria colocado a Rebeca só com um aninho ( pq pensava q a creche não ia saber cuidar de uma bb rs) mas depois q coloquei ela percebi q fez be, tirando a saudade q dá mesmo e sempre vai dar!!! Beijos obrigada pela visita!

      Excluir
  3. incrível, pratico né, mas oque poucas mães admitem, ou as vezes não sabem mesmo né, que o melhor é que estejam em casa, com suas mães, imagina, uma criança de 06 meses na creche "simplesmente crueldade", essas mães tem sorte por Deus não tirar delas o maior presente que uma mulher pode ter que são os filhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crueldade é viver de sus, acho que você nunca dependeu de SUS pois se dependesse com certeza também iria trabalhar para poder pagar um bom plano para sua filha. Deus não vai tirar um filho de uma mulher que se esforça para cuidar de seus filhos, foi-se o tempo em que só o homem conseguia sustentar toda a família, hoje com dois mil reais não dá pra sustentar uma família. Você possivelmente deve ter uma boa condição financeira para falar que é crueldade. Acaso se a mãe ficar em casa o dia inteiro com o filho em casa ,mas deixa-lo em frente a uma televisão o dia inteiro é amar ? Pois, todas as mães q conheço e nao trabalham fora acabam pensando só na limpeza da casa, na unha delas, no cabelo e no fim, a criança acaba sendo mais deixada de lado do que aquela q vai pra creche...

      Excluir
  4. A modernidade tem tirado a mulher de dentro de casa para o mercado de trabalho e isso é bom quando olhamos para o lado financeiro e profissional pois ajuda no orçamento doméstico, mas quando olhamos para o lado familiar ai o estrago é grande, grande parte dão graças a Deus por terem a desculpa de ter que trabalhar e largam os filhos a mercê das babas, das tias das creches e das avós, nesse caso a educação das crianças praticamente não existe, daí o grande número de crianças revoltadas, retraídas, mal educadas, adolescentes e jovens que tem sido um problema muito sério para toda a sociedade, isto quer queiram, quer não, é resulto da ausência da mãe dentro de casa. A modernidade tem alterado o principio do limite, das regras e de conduta. Os jovens e adolescentes não tem mais limite, para eles tudo pode, tudo o que querem tem que ser feito porque são criados assim dentro de seus lares, a vovó não pode corrigir a babá também não, a mãe esta trabalhando e assim eles chegam à sociedade e querem fazer o mesmo, desconhecem regras, não tem noção de conduta por isso a sociedade esta caminhando para o caos social. Se essa situação não mudar o que é mais provável que não muda daqui a alguns anos mais o mundo será um verdadeiro inferno.
    o amor verdadeiro até mesmo o de mãe para com o filho esta desaparecendo, algumas deixam na creche e se choram dizem que estão a fazer manha, ninguém se importa com ninguém, esta valendo a lei do que pode mais chora menos, incluindo ate crianças indefesas, que deveriam ter ao menos a mãe para abriga-los, e grande parte já não tem, se você é mãe e tem seu filho na creche, tenha a dignidade de saber toda rotina, alimentaçao e atividade oferecida a seu filho, se realmente tem a necessidade de manter seu pequeno na creche use esse nome que vc tem de MAE pra cobrir ele de beijos, de carinhos, afagos e compreensão, no tempo que estiver com ele, e não esqueça, que quem te deu, pode tira-lo, Deus nos confia esse presente, mas se não somos capaz de ama-los, Deus poderá nos tirar, não seja fútil, fazendo de seu filho um troféu que é usado somente para enfeite, pra apresentação a amigos e familiares, ame verdadeiramente, trate-o bem, respeite-o, afinal os filhos repetem o que somos, assim como muitas mães se dedicam arduamente em seus trabalhos, deveriam faze-los como mães, enfim, três a quatro anos dedicados aos filhos terão reflexos durante toda existência dele como ser humano, terá uma boa auto estima, será confiante em si, feliz com a vida, as crianças que tem mães carinhosas, compreensivas que se preocupam em todas as suas fazes, são bem diferentes das que não tem, esses são retraídos, sempre possuem algum distúrbio fisiológico, ou ate mesmo neurológico, mas toda essa fala não é para dizer que seu filho vai morrer se for largado em uma creche, é só para dizer que as crianças cuidadas por mães que verdadeiramente amam seus filhos, serão pessoas melhores por toda a vida, isso é fato comprovado cientificamente, então, mãe que se ilude achando que a creche é bom pra seu filho, estas a saber a partir de agora que não é, nunca foi, e dificilmente um dia será. isso sem questionar as viroses infindáveis que os pequenos são expostos, a imunidade dele vai melhorar independentemente de passar por diversas viroses, que pra esclarecer as mães sem informações, viroses existem milhões, seu filho morrera e não passara por todas, essa desculpa é para os pediatras mas formados e mães desnaturadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha , em partes até concordo com você, porém você é bem exagerada (nem sei se vc é homem ou mulher, vou me referir a vc como se fosse mulher) hoje um ano depois, digo-lhe que minha filha nunca mais ficou doente, ela é muito bem amada tanto em casa quanto na creche, claro que na creche a obrigação delas não é amar,mas graças a Deus na escola dela é muito amada, hoje em dia a creche é bem diferente do que antigamente antes só largava a criança lá e elas só eram alimentadas e higienizadas, hoje além disso, a escola têm projetos pedagógicos que visam estimular o desenvolvimento das crianças, eu já pensei como você, mas depois que eu mesmo comecei a trabalhar em creche meu conceito mudou, conheço d eperto o trabalho. Já muitos casos de crianças q foram ajudadas graças a creche q reconheceu problemas com a criança. Sempre haverá aquelas mães q colocm na creche pq são preguiçosas, mas por favor , aprenda a não generalizar, vc tão inteligente assim deveria se informar e atualizar um pouco mais sobre o assunto!

      Excluir
    2. Graças a Deus eu sei muito bem a rotina da minha filha, sei tudo o que ela faz ou deixa de fazer, sei todos os horários, sei tudo. E todo o tempo q tenho com ela é muito bem aproveitado.

      Excluir
  5. Olá a todos, devo dizer que de minha opinião, a creche é um mal necessário. O ideal seria apenas frequentarem aos 4 anos como preparação para a escola.
    Não acredito que as crianças pelo menos antes dos 3 anos a frequentarem creche, sejam felizes, pois precisam muito da mãe. Só têm a noção "do outro" e só começam a brincar com os pares a partir dessa idade.
    A creche foi uma invenção do Estado para não abdicar de mão de obra e "fabricar" bons trabalhadores, já para não falar das indústrias farmacêuticas que lucram em vacinas à custa disto.
    Infelizmente, para muitas mães, não existe outra opção, triste vida...o menos mau disto tudo é que as crianças lá se vão adaptando, embora não deixe de ser uma infelicidade para elas. Quando interiorizam, já não conhecem outra vida, daí sentirem falta dessas "rotinas".
    Até aos 2 anos, não existem actividades e os bebés são tratados por auxiliares que se limitam a mudar a fralda (tudo a determinada hora, mesmo que a criança esteja borrada há meia hora) e só saem da sala minúscula para comerem.
    É por tudo isto que sou contra as creches, pelo menos até aos 3 anos, mas infelizmente e volto a dizer, há mães que não têm escolha...pobres delas e dos seus bebés...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso depende muito do local, eu já trabalhei em creche, e eu nunca deixei criança cagada. Quanto atividades, existem sim , somos treinados por psicologos e pedagogos, fazemos atividades motoras , musicas, históias de acordo com cada idade. Acredito sim que as creches tem melhorado suas atividades , nao é possivel q em plen ano 2016 ainda se façam somente deposito de crianças.
      agora o q realmente concordo é q até essa idade a presença da mãe o seu carinho é indispensavel, devendo as maes aproveitar o tempo em casa com criança .

      Excluir
  6. Aconselho-vos a ler o seguinte artigo:

    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG80005-9556-495,00.html

    ResponderExcluir

Olá,Seu comentário será muito bem vindo!!!